quinta-feira, 11 de julho de 2013

"Crucial"

    Blogueiro de Barreiras, praça 7 de setembro, na Bahia,  Sr Antônio Marcelino de Oliveira, pede a seguinte opinião: Como é sub entendido as diferenças entre Torcida, Estádio "próprio" e títulos. Caro amigo, obrigado pelo e-mail e pelas dicas que nos dá sobre o blog, e por ser nosso seguidor.
  Títulos eu entendo que é o mais fácil de todos, pois se você tiver uma administração voltada para ganha los mais sedo ou mais tarde você ganha. Cito como exemplo, meu clube do coração, que tinha uma mentalidade provinciana, só pensava em ganhar títulos estaduais, sua atenção era só para isso, tanto que é o maior detentor de títulos de seu estado. De uns vinte anos para cá, acordou com o seu tamanho e começou a pensar grande, e consequência disso, ganhou os títulos mais importantes do mundo, até com uma certa facilidade. Esse pensamento, chegou primeiro em seus co irmãos do estado, os quais obtiveram estas conquistas mais cedo.
  No caso do estádio, também é questão de se pensar grande. No caso do meu clube de coração, nunca soube usar sua força popular e política, além de sempre ter sido administrado por provincianos incapazes e mal intencionados. Quando apareceu um com inteligência suficiente, está construindo uma Arena, a qual terá o padrão de uma abertura de "Copa do Mundo".
  Já a torcida, aí é coisa diferente. Um time só é chamado de grande, pela tamanho de sua torcida. Conheço clubes tradicionais, que a sessenta anos atrás, eram enormes, como exemplo o América do Rio, Portuguesa SP, América Mineiro etc, o que são hoje?  Vejo o distanciamento entre clubes, exatamente por isso, pelo tamanho de suas torcidas e pelo seu consumismo. Pela audiência de TVs em seus jogos. Fico imaginando, espero ver ainda nesta vida, o direito de fundar uma TV aberta pelos clubes, como já é em alguns países do mundo. Como será o tamanho do Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo etc. Observem com cuidados os times que suas torcidas diminuem ano à ano, como Vasco da Gama, Palmeiras, Bahia, Paraná Clube, Avaí etc, pois as administrações péssimas fazem com que os amantes pelos clubes migrem para outros esportes, vejam caso do Arsenal e Liverpool da Inglaterra, que na última década perderam cerca de 1.000.000 de torcedores.